Institucional

MEMÓRIAS DA SOBRACID
(1968 a 2018)
50 anos

sobracid porto alegre 1968Janeiro de 1968, em Porto Alegre/RS, em pleno regime militar onde se propalava o milagre econômico brasileiro, um grupo de cirurgiões-dentistas liderado pelo cirurgião-dentista Dr. Alvimar Pieri da Zona Norte de Porto Alegre, convidou os demais colegas estabelecidos na região para uma reunião no Lindóia Tênis Clube, com a finalidade de unificar os valores dos procedimentos odontológicos, uma vez que havia discrepância muito grande entre os valores. Evidenciava-se uma lacuna, pois nenhuma entidade da classe possuía tabela que orientasse os honorários profissionais na época.
Não foi utilizada alguma metodologia para avaliar os valores, apenas proposta uma média perante amostragem colhida de quanto cada colega cobrava nos procedimentos. Assim foi criada a primeira tabela como sugestão de honorários profissionais para a região. O intuito levou a sucessivas reuniões mensais, hora com chope hora com janta. sobracid reunião sozono
No decorrer das reuniões surgiu a ideia de fundar uma associação, uma vez que o número de colegas participantes estava crescendo. Em 06 de maio de 1968, foi lavrada a ata de fundação com o nome de SOCIEDADE DOS ODONTÓLOGOS DA ZONA NORTE (SOZONO), tendo os presidentes o mandato em torno de um ano.
Aos poucos os colegas foram ampliando o intercâmbio, melhor se conhecendo e trocando experiências e orientações em procedimentos odontológicos. Na sequência, surgiu o convite a professores para ministrarem palestras referentes a matérias previamente selecionadas. A receptividade encontrou eco promissor.


sobracid comenda do sorrisoPor outro lado, sempre há um “mas”, como por exemplo: mas porque não convidar as esposas a participarem das reuniões quando forem com janta? Assim foi feito, e entre uma janta e outra surgiu mais uma brilhante ideia - organizar um jantar-baile. A resposta foi imediata e o sucesso de entusiasmar. Em 1969, foi criada a COMENDA DA ORDEM DO SORRISO com o compromisso de organizar jantares-baile. Assumiram como coordenadores o colega e diretor Dr. Edson Marcante e a esposa Terezinha Marcante. A dedicação do casal muito repercutiu nos anos vindouros.
Na gestão do ex-governador do Rio Grande do Sul e cirurgião-dentista Dr. Jair Soares, a SOZONO obteve o patrocínio para material didático dos Secretários da Saúde de Porto Alegre e cirurgiões-dentistas Drs. Germano Bonow e Sérgio Bechelli para a campanha de saúde bucal no fim dos anos 70.

sobracid elmo e renan 1968 A SOZONO se engajou no programa Criança na Avenida da Associação dos Amigos da Av. Cristóvão Colombo através de seu Departamento Comunitário, coordenado pelo Dr. Leonel Pereira Mendonça de Souza, introduzindo aplicação de flúor e atividades educativas.
As reuniões ocorriam no Lindoia Tenis Clube, Caixeiros Viajantes e Associação dos Amigos da Av. Cristóvão Colombo.
Presidiram a SOZONO de 1968 a 1987 os Drs. Alvimar Pieri, Ernesto Hanssen, Lucindo Luzzi, Dilto C. Nunes, Victor H. Benardinelli, Léo Ernesto Wildner, João Paulo Ercolani, José Silmar Khun, José A. Kulczinski, Caetano Menta Camaratta, Leonel Pereira Mendonça de Souza, Nilton S. Sauerssig e Renan Zingalli.
Os anos se sucederam com a SOZONO ampliando o quadro social e revelando lideranças dentro da classe, sendo possível reconhecer que incentivava e abrigava um celeiro de “craques”.
A SOZONO culminou por eleger JOÃO PAULO ERCOLANI como Presidente do CRO/RS, quebrando o tabu, até então de cargo ocupado apenas por professores.


O entusiasmo dos dirigentes da SOZONO atingiu a zona sul de Porto Alegre. Encabeçados pelos Drs. Paolo D’orfani, Sérgio Paganella, Luciano Castillo, Luiz Golanski, Elmo Finco e alguns colegas convidados, fundaram a SOCIEDADE DOS ODONTÓLOGOS DA ZONA SUL em 03 de abril de 1970, posteriormente conhecida como SOZOSUL. Os princípios espelharam-se nos da coirmã – congregar cirurgiões-dentistas da zona sul em benefício do melhor desempenho profissional.
As dez diretorias visaram agregar sócios odontólogos da zona sul, estimular contato e parceria com entidades afins, estabelecer tabela de honorários mínimos, aproximar laboratórios, protéticos, assim como convidar palestrantes de áreas odontológicas e complementares de diversas localidades para as reuniões periódicas, no intuito de aprimorar o exercício da profissão e o atendimento ao cliente. Também apresentaram e discutiram casos clínicos entre sócios, promoveram encontros esportivos e confraternizações sociais, notadamente com a SOZONO (incentivando a integração de colegas e familiares), participaram de encontros com autoridades estaduais e municipais, contribuíram para programas e atividades educativas em benefício do profissional e da saúde oral da comunidade em conjunto com outras entidades, etc. Em 1975 obtiveram o registro no Conselho Federal de Odontologia.
As reuniões normalmente eram mensais. Ocorreram, inicialmente, na Igreja Nossa Senhora das Graças no bairro Tristeza, posteriormente no sobracid coliseu Teresópolis Tênis Clube (bairro Teresópolis), no Sava Clube (bairro Vila Assunção), em residências e consultórios de membros da diretoria.
A gestão de cada presidente era em torno de dois anos. A SOZOSUL contou com dez presidentes de 1970 a 1986: Drs. João Francisco Silveira Nunes, Hélio Ricardo Alves, Antônio Adil de Oliveira Souto, Luciano Castillo, Elmo Finco, Lauro Ramos, Regis Deon Rizzatto, Telmo Faria Correa, Soter de Paula Viero, João Ricardo Lied de Castilhos e Mariângela Cervieri.
Os propósitos das duas entidades muito se aproximavam e o número de associados crescia. Do encontro entre Dr. Renan Zingalli (então Presidente da SOZONO) e Dr. Elmo Finco (gestão da Presidente da SOZOSUL Dra. Mariângela CERVIERI), surgiram tratativas de fusão da SOZONO e da SOZOSUL. A unificação, devidamente aprovada pelos associados em assembleia geral extraordinária em 19/08/1987, originou o nome SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIÕES-DENTISTAS (SOBRACID), sendo o primeiro presidente o Dr. Renan Zingalli. Foi então alugada uma sala na esquina da Rua dos Andradas com a Rua Dr. Flores, como sede provisória. No mesmo ano, unindo ideais e valores monetários, foi realizada a compra de sede própria na Praça Osvaldo Cruz, 15 - Ed. Coliseu / salas 1601 e 1602.

Em 1987, foram convidados os suecos Beam Rosling e Ingvar Ericson para ministrar curso sobre implante ósseointegrado idealizado pelo pesquisador Prof. Dr. Branemark, considerado Pai da Implantodontia, no auditório do GBOEX (Grêmio Beneficente de Oficiais do Exército), sendo o cirurgião-dentista Dr. Rui Operman o tradutor. O pioneirismo da SOBRACID em buscar e incentivar a ósseointegração no Rio Grande do Sul alimentou e conduziu a busca dessa técnica pelos profissionais gaúchos Drs. Gilson Correia Beltrão e Elmo Finco (SOBRACID), Cícero Dinatto (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Fernando Cauduro (Pontifícia Universidade Católica do Rio do Rio Grande do Sul), em curso ministrado pelos professores Drs. Branemark, Zarb, Albrekstsson e colaboradores em Boston / Estados Unidos.

cola 1A SOBRACID promoveu oito Congressos Latino-Americanos com expressiva acolhida de colegas e empresas comerciais. Em 1989, na presidência do Dr. Renan Zingalli e com grande sucesso, foi realizado o primeiro Congresso Odontológico Latino Americano (I COLA), sendo o coordenador o Dr. Leonel Pereira Mendonça de Souza. Os demais congressos se sucederam até o ano de 2003, tendo como coordenadores os Drs. José Opitz, Elmo Finco, Flávio Borella, Ben Hur Godolphim, Olinto Danese e Adair Busatto. cola 2005
A mescla do quadro social estava “contaminada” por cirurgiões-dentistas jovens, cheios de entusiasmo e sediados em campo fértil para colocar em prática ideias inovadoras.
Os Departamentos Comunitários da SOZONO e SOZOSUL estenderam-se para a SOBRACID, continuando com a coordenação do Dr. Leonel Mendonça de Souza e seguindo o programa A Saúde Começa pela Boca, iniciativa do Dr. João Paulo Ercolani nos anos 60. Muito sucesso trouxe o programa Criança na Avenida, iniciado nos anos 70 e continuado por 24 anos, em parceria com a Associação dos Amigos da Av. Cristóvão Colombo.

sobracid criança na avenidaSempre era enfatizado de forma lúdica o cuidado com a higiene bucal e também distribuídos brindes e troféus com a participação de autoridades no júri. Inúmeras atividades propostas pelos colégios e a equipe organizadora de dentistas, como o Concurso Sorriso Dente de Leite e O mais Belo Sorriso, atraiam muitas famílias de Porto Alegre para a Av. Cristóvão Colombo. Em parte reservada dessa avenida ocorriam desfile de bandas, atividades recreativas organizadas por bombeiros, palhaços, filmes, etc. Era uma verdadeira festa para a comunidade. A programação ainda motivava voluntários líderes das zonas norte e sul de Porto Alegre para difundirem ensinamentos de prevenção a cáries e palestrarem em colégios para motivar as crianças e, consequentemente suas famílias e professores. O programa da TVE - MÃOS A OBRA, sob o comando da jornalista Tânia Carvalho, divulgou as programações e os devidos esclarecimentos odontológicos.
Em 2001, o deputado estadual cirurgião-dentista Adroaldo Loureiro apresentou projeto de lei aprovado com o título “Semana da Saúde Bucal”, incentivando as associações de classe a organizarem atividades afins. Havia atendimento nas vilas em consultório oferecido e montado pelo colega Dr. Nilton Sauressig. A limpeza e esterilização eram feitas por pessoas da vila a fim de serem treinadas e, dentro do possível, colocadas no mercado de trabalho. Havia ainda atendimento em vilas com exames de câncer bucal e o respectivo encaminhamento, quando necessário.

O Dr. Leonel Mendonça de Souza, desde a SOZONO, tem encabeçado programas de saúde bucal com muita dedicação, como exames de prevenção de câncer bucal nas vilas e consequente encaminhamento dos pacientes para o setor público, além de atendimento a crianças com necessidades especiais com fins beneficentes.


As diretorias da SOBRACID continuaram visitando e mantendo contato com autoridades políticas do governo do Rio Grande do Sul e de Porto Alegre, assim como meios de comunicação, em prol de intercâmbio profícuo entre as partes.
A SOBRACID, preservando a tradição de suas raízes (SOZONO e SOZOSUL), promoveu diversos torneios esportivos congregando inclusive outras entidades afins.
Em homenagem aos 15 anos da SOBRACID (1983) foi organizado baile no Jóquei Clube do bairro Cristal. Os cirurgiões-dentistas dançaram a tradicional valsa de 15 anos com suas filhas e foi também instituído um páreo dedicado à entidade. Em 2001, 2002 e 2008 houve comemorações especiais para exaltar os 33, 34 e 40 anos da SOBRACID.
sobracid bailesO congraçamento social também marcou a SOBRACID. Destacaram-se os jantares-dançantes, inclusive alusivos à tradição gaúcha, organizados por comendas de cirurgiões-dentistas, entidades afins e seus cônjuges. A constante sempre foi evidenciar oportunidades para aprimorar o conhecimento científico e congraçar a classe odontológica, suas famílias, funcionários, alunos e comunidade.


Em 2002, foi criado o COMITÊ DE ENTIDADES DA CLASSE ODONTOLÓGICA (CECO) por iniciativa do Dr. Ben Hur Godolphim, então Presidente do CRO/RS, contando com o apoio da SOBRACID, ABORS e SOERGS. Esse Comitê foi concebido para abrigar um fórum de discussão e análise de assuntos expressivos que envolviam a Odontologia, bem como para propagar ações institucionais da classe junto à comunidade e os meios de comunicação. Além disso, caracterizou-se como articulador político entre entidades e classe política.


O CECO foi coordenado por vários integrantes da SOBRACID: Drs. Caetano Camaratta, Rubens Caravello Machado, Bernardo Godolphim, Adair Busatto e Gilson Beltrão. A SOBRACID também abrigou a secretaria do CECO por muitos anos. A sede e o apoio constante ao CECO tem sido da SOBRACID. Entre as grandes realizações desse Comitê, salientam-se o 1° Fórum Estadual Açúcar X Saúde, a Semana Estadual de Promoção da Saúde Bucal, a Semana do Câncer Bucal, Maio Vermelho - no curso de Estomatologia coordenado pela Dra. Juliana Ramonini, (2012 – 2015) com atividades voltadas para a prevenção do câncer bucal, propiciando atendimento gratuito a pacientes oncológicos encaminhados por prefeituras, antes de entrarem em tratamento.

sobracid mulherNos eventos sociais destacam-se o SOBRACID Mulher, encabeçado pelas Dras. Maria Salette da Costa, Magali Guerra, Elaine Framarim e Sheila Vilas Boas, reunindo colegas, amigas e pacientes em palestras e atividades variadas direcionadas ao público feminino. Elas também conduziram a Confraria do Sorriso com palestras focadas em culturas diversas e ainda, confraternizações com pratos típicos dessas culturas preparadas pelos próprios participantes. Houve ainda a retomada da Comenda da Ordem do Sorriso, que atuou de 2006 a 2012 - congregando com entusiasmo casais representantes de diversas entidades de classe relacionadas à Odontologia, suas famílias e amigos em jantares-dançantes.

sobracid ait O Dr. Caetano Camaratta criou o AIT (Auxílio por Incapacidade Temporária) em 1981, com o objetivo de amparar inúmeros colegas temporariamente incapacitados de trabalhar na profissão. A arrecadação das contribuições do AIT foi se multiplicando e somada aos rendimentos das aplicações financeiras, com controle disciplinado e obediente às normas técnicas elaboradas pelo Dr. Atuário José Antônio Lumertz, com o aval do Conselho de Benefício. O AIT foi migrado para a UNIMED e é por ela administrado.


No intuito de oferecer espaço compatível para ministrar cursos de aperfeiçoamento, em 2002, a SOBRACID comprou o terceiro andar da Galeria 24 de Outubro, situada na Rua 24 de Outubro, 1600 durante a gestão Dr. Camaratta. Após serem efetuadas obras de adequação, a mudança ocorreu em 2003. sobracid sede 24 outubro


Em 2004, na gestão do Dr. Olinto Danese, foi organizado o CEPO (Centro de Estudo e Pesquisa Odontológica Sociedade Simples Ltda) ou, como conhecido, o Grupo dos Onze, determinado a estruturar a SOBRACID para administrar cursos de atualização e pós-graduação. Iniciaram-se então, convites a cirurgiões-dentistas para ministrarem cursos de Periodontia, Dentística, Implantodontia, Prótese Dental, Bucomaxilo Facial, Ortodontia, Endodontia. Pertenciam ao grupo os doutores: Joaquim Guilherme Vilanova Cerveira, Norton Faria Finco, João Paulo Ercolani, Ernani Menezes Marchioro, Elmo Finco, Irineu Fidêncio Maia, Bernardo Froes Godolphim, Gilson Correia Beltrão, João Carlos Birnfeld Wagner, Carlos Frederico Bianchi Caccia e Palmízio Nochi. O Grupo dos Onze foi encerrado em 2016, por haver cumprido seu propósito.

Em 2003, na gestão do Presidente Dr. Adair Stefanelo Buzatto, iniciaram os cursos de Pós-Graduação na SOBRACID, abrangendo as áreas de Implantodontia, Ortodontia, Prótese Dental, Periodontia, Dentística, Endodontia, Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilo Facial. A nominata dos professores levou a SOBRACURSOS (sociedade então de propriedade da SOBRACID) a convidar seus professores para ministrar cursos. Após 13 anos, o nome foi devolvido a SOBRACID. As Universidades ULBRA – Universidade Luterana do Brasil - (2006 a 2010), IMED (2011 a 2017) chancelaram os cursos ministrado pela entidade. Em 2018 a parceria iniciou com a Faculdade AVANTIS.
Em gratidão a associados sempre presentes, a SOBRACID inaugurou, em 2005, o Espaço Elmo Finco para abrigar clínicas de atendimento a pacientes dos diversos cursos ministrados pela entidade.

sobracid espaço ercolaniEm 2006, foi denominado Espaço de Lazer João Paulo Ercolani, a área utilizada ao congraçamento dos usuários da SOBRACID para coquetéis, lanches, refeitório de funcionários, churrasco, comemorações festivas, exposições, etc.

 

 

 

sobracid espaço elmo fincoEm 2003 foi criada a Escola de Aperfeiçoamento Profissional (EAP) para melhor realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão ligadas à área odontológica e afins, incluindo intercâmbio internacional. Visando a educação continuada, a EAP tem desenvolvido atividades científicas em palestras, cursos de atualização e pós-graduação. Coordenadores: Carlos Frederico Caccia, Alessandro Bellatto e, na gestão Dr. Norton Finco, a Dra. Carla Rossana Buss Ness.

 

20707971 1110790845718073 3348615977163658974 n O Presidente Dr. Gilson Correia Beltrão (segunda gestão de 2014-2017), sempre preocupado com o aprimoramento científico, coordenou três Meetings da SOBRACID, trazendo palestrantes renomados que congregaram colegas e estudantes em busca de inovações e metodologias em prol da constante ampliação do conhecimento. 3 meeting fim do evento

 


Presidentes da SOBRACID de 1987 a 2018: Drs. Renan Roberto Zingalli, Caetano Menta Camaratta, Gilson Correia Beltrão, José Alberto Opitz, Ben Hur Godolphim, João Paulo Ercolani, Flávio Zwetsch, Júlio Cesar Nunes de Oliveira, Geraldo Brinco Brancher, Roberto Tavares de Oliveira, Flávio Borella, Olinto Fernando Puggina Danesi, Adair Luiz Stefanello Busatto, Carlos Frederico Bianchi Caccia e Norton Faria Finco.
A SOBRACID tem contado com relevantes apoiadores como, no setor jurídico, Rüdiger&Finco Advogados, serviços contábeis da Revisora Fiscal e PRD – Sistema ERP, organizando os sistemas de cadastro de alunos e pacientes.


Ao longo dos anos, a SOBRACID tem oferecido cursos como: Atualização e Profissionalização (Capacitação de Instrumentação Cirúrgica Odontológica, Auxiliar de Saúde Bucal, Apneia do Sono, Homeopatia, Marketing), EAD para profissionais, cursos de Especialização (Ortodontia, Cirurgia Plástica Periodontal, Prótese e Reabilitação Oral, Cirurgia e Implantodontia).

Para conferir quais cursos, atualmente, são oferecidos pela Sobracid, clique aqui. 

Possui os departamentos de Patrimônio, Benefícios, Interiorização, Comunicação, Práticas Integrativas e Complementares, Comunitário, Acadêmico, Esportivo e de Promoções Sociais e Eventos. Além do incentivo a cursos, a entidade tem dispensado apoio significativo a várias áreas da Odontologia, como a Implantodontia, contribuindo muito para que a ósseointegração complete 30 anos no Rio Grande do Sul em 2018.


Desde 1968, respaldada pelo empenho de cirurgiões-dentistas oriundos da SOZONO e da SOZOSUL, a estrutura da SOBRACID prima pela constância na atualização e qualificação de professores e alunos, bem estar dos associados e comunidade.

No ano de 2018, como associação cultural, institucional e beneficente, completa seu cinquentenário de atuação, ungida pelo orgulho dos mais diversos profissionais e colaboradores. Certamente seus seguidores refletirão sobre as conquistas galgadas nesses 50 anos, ao alicerçarem e visualizarem o centenário da SOBRACID.

white_email.png

CONTATO

Endereço

Rua 24 de Outubro, 1600, 3º andar - Bairro Auxiliadora
Porto Alegre - RS
Telefones: (51) 3345-2310 | (51) 3374-5248 | (51) 3337-0214

Agende sua visita ao curso desejado pelo telefone (51) 3345-2310 (com a Gerente Claudia Bethônico)

© Sociedade Brasileira dos Cirurgiões-Dentistas - SOBRACID

By iweb